terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que fazer quando seu cão se machuca;

Os filhotes são muitos sapecas e curiosos,então fique sempre atenta as dicas se os seus filhotes se machucarem.Sempre deixa objetos pontiagudos,afiados medicamentos sabonetes e inseticidas,tenha sempre a mão uma maletinha de socorro p/ seu filhote incluindo:

1. Um termômetro retal e um lubrificante
2. Esparadrapo e gaze para os curativos
3. Medicamentos contra queimaduras, prescrito pelo veterinário
4. Água boricada para lavagens oculares
5. Amoníaco para tratamento de choque 
6. Mostarda em pó ou sal de cozinha como emético (para induzir vômito) 
7. Carvão ativado como antídoto contra venenos (chame o veterinário)
8. Um laxante suave (como leite de magnésia).



Acidentes Sérios

  • Chame seu veterinário

  • Não movimente o filhote .Se o filhote precisa ser movimentado, não o levante em seus braços, mas transfira-o para um cobertor ou outro objeto firme, que possa ser usado como maca e levado com a menor vibração possível.

  • Tente estancar a hemorragia;

  • Mantenha-o aquecido e quieto.

  • Amarre a boca do animal, fechando-a, se necessário. Se os filhotes estão sofrendo uma dor muito forte, podendo começar a morder como sinal de pânico. para evitar ser mordido ao medicar o filhote ou prestar os primeiros socorros, dê uma laçada com uma tira de pano ao redor do focinho, cruze por baixo e amarre atrás das orelhas. O filhote não será capaz de retirá-lo, ao passo que uma tira amarrada apenas em volta do focinho pode sair facilmente. Tenha cuidado de tirar esta mordaça o mais rapidamente possível, pois os cães precisam respirar com a boca aberta - é o seu meio de transpirar.

  • Em caso de vômito, retire a mordaça imediatamente.

    Machucados mais comuns:

    Hemorragia externa - a hemorragia profusa, que pode ser arterial, é perigosa. Aplique compressas ou ataduras diretamente sobre o ferimento, mantendo-as até que você possa entrar em contato com o veterinário.

    Envenenamento - se você estiver razoavelmente seguro, de que seu filhote ingeriu veneno (os sintomas são: dor, vômitos, tremores, salivação intensa, até convulsões). Chame o veterinário, para que lhe dê conselhos sobre tratamento caseiro, ou leve o animal imediatamente ao hospital.

    Queimaduras - aplique o medicamento recomendado (prescrito pelo veterinário). As queimaduras por ácido devem ser lavadas primeiramente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com meio litro de água. Em casos de queimaduras sérias - chame o veterinário.

    Choque - este estado perigoso pode ser causado por lesões ou trauma e requer ação imediata. (Os sintomas são prestação, olhos vítreos, corpo frio, pulso fraco e respiração superficial.) Cubra o filhote com um cobertor e use uma bolsa de água quente. Assegure-se, de que a sua cabeça está mais baixa do que o corpo. Passe um frasco de amoníaco aberto próximo às suas narinas, rapidamente. Chame o veterinário para obter novas instruções.

    Picadas de insetos - são problemas pequenos, na maioria dos casos, sendo suficiente a utilização de um ungüento, que elimine a dor ou compressas com bicarbonato de sódio. Uma boa medida de emergência é cobrir a picada com barro. Contudo, se ocorrer uma grave reação alérgica, ou se o filhote entrar em choque, siga o tratamento indicado acima e consulte o veterinário.

    Prostração pelo calor -  Ao sentir calor, lembre-se de que seu cão também sente. Assim nunca deixe o filhote no carro fechado, durante o verão, e quando ele for deixado do lado de fora, veja se há sombra por perto, ao alcance dele. Contudo, se a prostração pelo calor vier a ocorrer, os sintomas são: dificuldade em respirar, resfolegar audível, fraqueza até inconsciência. Tente fazer com que a temperatura do filhote baixe rapidamente, molhando-o com uma esponja umedecida em água fria, num lugar com sombra. Você também pode usar amoníaco, passando rapidamente o franco aberto sob suas narinas. Chame o veterinário, mas lembre-se, de que a prostração pelo calor pode ser totalmente evitada, se você proteger o filhote de modo adequado.


    fonte 
  • saúde animal

2 comentários:

igorfelipe disse...

meu cão foi atropelado , ferio-se gravimente a perna de tras! esta aparecendo o nervo (do pata traseira) o que devo fazer no momento pois clinicas e hospitais estão esgotado!
quais são os cuidados que devo tomar?
e que tipo de medicamento devo usar para amenisar a dor do animal ?
obg.. fiquem com DEUS!

Teruhiko Teru disse...

Minha Dachshund tem 3 meses e meio. Neste domingo teve o rabinho esmagado pela roldana do portão eletrônico causando um corte profundo, descamação da pele e fratura. Estanquei o sangramento, corri na farmácia comprei um antí-biótico local chamado Rifocina e alguns curativos, esse foi a medita paliativa antes do atendimento do veterinário, o que ocorreria na segunda. Ela reagiu bem ao curativo, teve uma noite sem choros, mas era evidente que estava com dor. Logo pela manhã, corri ao veterinário, que me deu a péssima notícia: Amputar os 3cm da cauda que estavam lesionados para que não houvessem complicações como possíveis infecções ou morte dos tecidos. Com muita dor no coração, por ter que amputar a pontinha da cauda, autorizei a cirurgia. Espero que além das sequelas físicas, não lhe restem traumas psicológicos. Abraço a todos.