terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dicas com filhotes de cachorros

Eu encontrei um post bem legal do site Cão do Dia & Cia, com dicas de como cuidar de um filhote peguei uns pedacinhos =)

Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote?
A primeira coisa a fazer é levar o filhote ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, peça ao criador uma indicação. Leve seu filhote junto com a carteira de vacinação – que deve ter sido entregue pelo criador e demais documentos para uma consulta. Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada ao seu cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova ração aos poucos. Procure perguntar ao veterinário TUDO o que você achar importante, mesmo que as perguntas ‘pareçam' bobas... lembre-se que ele é um profissional e é a melhor pessoa para orientá-la.

Leia Mais:Cão do Dia & Cia - Dicas para cuidar do primeiro filhote.
Servidores WebBurstNET - Dedicados e VPS - Baratos e Eficientes

O filhote está dormindo demais... ele pode estar doente?
Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.

Meu filhote está com diarréia. É normal?
Talvez sim... talvez não... é muito comum, quando os filhotes chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.

Quanto eu posso dar banho no filhote?
Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês.
Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

Meu filhote adora morder tudo. Isso é agressividade?Segundo o padrão da raça, o labrador não é um cão agressivo. No entanto, todo filhote precisa aprender desde cedo quais são seus limites e isso precisa ficar muito claro. A primeira coisa que você deve ensinar ao seu labrador é o valor da palavra NÃO!
Por isso, sempre que ele demonstrar qualquer comportamento que você não deseja que ele repita, precisa repreendê-lo. Como fazê-lo? Se ele começar a morder, interrompa-o, afaste-o de você e diga, seriamente NÃO! Faça isso quantas vezes for necessário e quando ele obedecê-lo, faça festa, agrade.

Pra ver mais: Cão do Dia & Cia

Nenhum comentário: