segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ansiedade de separação

Seu cão lhe segue o tempo todo, faz uma enorme 'festa' quando você chega em casa, se ficar sozinho entra em desespero. Esse tipo de comportamento junto com os outros sintomas, é chamado de ansiedade de separação.
Sintomas:
Vocalização excessiva(uivos, choros ou latido em excesso), comportamento destrutivo(roer e/ou arranhar objetos da figura de vínculo ou as possíveis rotas de acesso a esta figura), micção e defecação em locais não permitidos e em objetos ou locais que sejam referência á figura de vínculo. Pode acontecer também da perda de apetite, a salivação em excesso e diversos comportamentos compulsivos.
Prevenção:
Se o pet for ficar sozinho por + de 4 horas é muito melhor encontrar outro pet mais adequado para o seu ritmo de vida. Quando chegar em casa nada de logo brincar com o cão, mesmo que ele esteja fazendo uma festa ignore-o , até que ele se acalme , depois de forma calma direcione a atenção para ele. Se despedir do cão na hora da saída é um fator que alimenta mais a ansiedade do pet, pois é uma da maneira de criar um vinculo com o animal e logo após disso abandona-lo, portanto quando for a hora da partida ignore-o. Preparar o ambiente para o seu pet se distrair na hora de sua ausência é uma ótima forma de distrai-los, no mercado existe alimentos de longa duração e brinquedos que liberam petiscos de forma gradual, conforme a interação do pet.
 Exercícios físicos como as caminhadas  é uma obrigação. Já que os exercícios físicos liberam hormônios ligados ao bem-estar deixando-os mais felizes e relaxados.
O que não pode fazer:
Punições não adiantam e podem agravar a situação. Destruição, vocalizações excessivas e a sujeira da casa que muitas vezes ocorrem com a ansiedade de separação, representam parte de uma resposta de pânico. Adquirir um outro companheiro para o pet não ajuda a diminuir a ansiedade de separação por que a ansiedade é o resultado da separação do tutor.
Adestramento de obediência não é indicado, já que a ansiedade de separação não tem nada a ver com desobediência ou falta de tratamento.
Tratamento:
Teve fazer um diagnóstico mas tem que ser fechado com um veterinário especializado em comportamento animal.  Em casos mais severos é necessária a intervenção farmacológica como forma de auxílio. Várias vezes   não haver sucesso com o tratamento é por culpa dos donos não colaborarem, já que com o programa inclui a diminuição do vínculo relacionado a dono e cão. Outro problema se chama disciplina devido ao longo período de tratamento que requer colaboração e muuita paciência. Bom lembrar que um cão que é ansioso é estressado e o estresse deixa a imunidade baixa levando o animal a ficar exposto a várias doenças.
Revista: Pequenos Cães /edição 32
deixar um petisco ou algum brinquedo na hora da saída é uma ótima forma de distrai-los.

5 comentários:

Luana-feliz niver! disse...

Feliz niver! Que tudo de bom se realize a você! Sabemos que você merece todo esse carinho e amor!! Pena que você está sumida.... Bom, sabemos que pelo menos 1 vez por mês vc (ou outro blogueiro) deve ficar sem postar, descansar, e resolver suas coisa!

Anônimo disse...

Feliz niver! Parabéns! Estamos felizes por você!!

Julia disse...

Com todo amor, fique bem! Descanse se recupere de todo esse cansaço, porque assim que você voltar, vamos ficar na tua cola!
Feliz Aniversário!

Renata, psicóloga disse...

Nossa a postagem está muito boa! tudo escrito direito, feito bem, explicando bem! E, ainda, ao contrário de muitos outros blogs, você coloca fonte! Sue blog está incrível! E, ainda vai ficar cada vez melhor!
E, parabéns pelo niver, tenho certeza que você um dia vai estar escrevendo nesse blog, com a minha idade, (em que eu sei que você não tem) 37 anos, lembrando da "festa" que o blog Bicho pra Cachorro fez para você! E, sei também que você vai lembrar, de mim, e outros que pediram para você não parar de postar!, o que vamos fazer sempre que você ameaçar a para de postar!
Parabéns!

Anônimo disse...

Achei muito boa essa reportagem, pois perdemos um cachorrinho (estava muito doente e era bem velhinho)e, o outro da mesma raça, está com o comportando muito estranho.....agora entendi os sintomas....
eu sabia que ele iria ficar com muitas saudades....
Se souberem de mais alguns "truques" para que consigamos amenizar a sua dor...
por favor, avisem
Parabéns pelo blog!!!!